Pesquisar este blog

Tricolor rebate críticas sobre projeto de novo Estádio

sexta-feira, junho 5


O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, recebeu, nesta sexta-feira, os ministros do Esporte, Orlando Silva, e do Turismo, Luiz Barretto, no Morumbi. O objetivo da reunião era mostrar aos representantes do Governo Federal como está o projeto de reforma do estádio para receber jogos da Copa de 2014, inclusive a abertura. O arquiteto Ruy Ohtake apresentou cada ponto do que foi idealizado e todas as dúvidas dos ministros foram respondidas. Após a reunião, todos participaram de uma coletiva de imprensa no auditório do Morumbi. O encontro foi motivado pelas críticas que o clube paulista recebeu sobre o projeto através de uma reportagem do jornal "O Globo" e em uma entrevista do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmando que o palco estaria fora dos padrões da entidade máxima do futebol.

- O projeto do Morumbi é muito consistente, bem concebido, estruturado e tenho segurança de que o estádio estará pronto para cumprir todos os critérios que a Fifa estabelece para a Copa , inclusive para a abertura. A direção do São Paulo demonstrou estar pronta para fazer todos os ajustes que a Fifa solicitar ao longo do processo. Todos os nossos questionamentos foram respondidos. Acho louvável a atitude do clube de abrir o projeto para que seja debatido - ressaltou Orlando Silva.

Como autor do projeto, Ruy Ohtake recebeu as críticas do secretário-geral da Fifa com tranquilidade, informando que o São Paulo pode fazer qualquer modificação necessária, desde que a entidade faça um pedido oficial. O projeto será apresentado e debatido diretamente com integrantes da Fifa no seminário que acontecerá na próxima semana, no Rio de Janeiro. O arquiteto garantiu ainda que o Morumbi não possui pontos cegos e afirmou que a capacidade do estádio será de 62 pagantes, além de locais para jornalistas e convidados da Fifa.

- As observações virão da Fifa de forma oficial e devem acontecer no seminário. Eu soube pela imprensa, e tudo o que foi questionado respondemos em nota oficial. As visitas técnicas são para ajustes no projeto, e o São Paulo está aberto para essa discussão. O Morumbi não tem pontos cegos, já afirmamos isso e vistoriamos o estádio com muito cuidado. A capacidade total nos jogos da Copa será de 62 mil pagantes. Destinaremos uma área para cinco mil pessoas aos jornalistas, que devem ser cerca de três mil. E temos ainda os convidados da Fifa e autoridades. No total, a expectativa é de 70 mil pessoas - explicou Ohtake.

Juvenal Juvêncio, que durante a semana já havia falado sobre as críticas recebidas pelo Morumbi, mais uma vez garantiu ter a convicção de que a abertura do Mundial será no estádio do São Paulo. O presidente ressaltou também que qualquer modificação que a Fifa pedir será feita. E afirmou que o Morumbi é o melhor e mais completo estádio brasileiro atualmente.

- Criticaram aquilo que já existe. Pois há lugares que nem escolheram o terreno ainda para a construção do estádio. O Morumbi, as pessoas gostem ou não, é o melhor e mais bem cuidado estádio nesse país. Colocamos à venda em grandes jogos 68 mil bilhetes. E ainda assim as pessoas nunca viram o local lotado, porque temos espaço. Nossos vestiários são no padrão Fifa. As áreas de TV, que disseram estar distante um quilômetro do Morumbi, ficam à 300 metros. Temos rede hoteleira, hospitalar, metrô sendo feito na região. Disseram que os ônibus das delegações não chegam ao estádio. Vocês (jornalistas) são testemunhas de que os veículos param dentro do Morumbi, na porta dos vestiários. Recebemos críticas e não sabemos a origem desse processo. Oxalá a verdade prevaleça - acrescentou Juvenal Juvêncio.

0 comentários:

 
Futebol Multimídia™ | by TNB ©2010