Figueirense e Santo André empataram por 2 a 2, nesta terça-feira, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela abertura da décima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, os catarinenses assumem a liderança provisória da competição, com 20 pontos, superando o Náutico, que tem a mesma pontuação, no saldo de gols. Já os paulistas se distanciam um pouco mais da zona de rebaixamento e ocupam o 14º lugar, com 11 pontos.
O jogo:
Na busca pela primeira colocação, o Figueirense começou partindo para cima do adversário, que adotava uma postura excessivamente recuada. Mesmo assim, o time do ABC criou a primeira grande oportunidade. Aos 11min, Anderson Costa recebeu livre pela direita, bateu cruzado e deu trabalho para o goleiro Wilson.
O arqueiro do Figueirense, aliás, entrou em campo com a camisa 200 em homenagem à marca de jogos atingida há uma semana, no duelo contra o Vila Nova. Na ocasião, a CBF não permitiu a homenagem, já que o meia Fernandes também vestia uma camisa diferente: a 95, em referência ao número de gols marcados pelo alvinegro.
Aos poucos, o time da casa passou a assustar os paulistas, principalmente com os avanços do lateral direito Lucas, muito participativo no ataque. Aos 20min foi dele a cobrança de falta perfeita, no canto esquerdo alto de Júlio César, que inaugurou o marcador no Orlando Scarpelli.
O resultado adverso fez com que o Santo André deixasse a postura defensiva de lado e partisse ao ataque, voltando a dar trabalho a Wilson aos 40min, novamente com Anderson Costa. Um minuto mais tarde, o goleiro não teve chances de defesa no chute de Anderson Gomes, que recebeu de Xuxa, limpou o zagueiro e bateu com força, deixando tudo igual.
O clube do ABC paulista voltou a se fechar e apostar nos contra-ataques na etapa final. No primeiro deles, aos dois minutos, Anderson Costa bateu cruzado e Wilson fez mais uma defesa. Aos nove, o Figueirense respondeu com Maicon, que fez fila na área e acertou o travessão em chute colocado.
Aos 10min, Márcio Goiano mudou a equipe alvinegra, com o atacante Tássio no lugar do apagado meia Roberto Firmino. Pouco depois, mais uma alteração no setor ofensivo: João Paulo na vaga de Fernandes.
Mais ofensivo, o time alvinegro pressionou e chegou ao segundo gol aos 21min. Maicon serviu Willian com uma cavadinha e o atacante finalizou de primeira, com muita precisão, marcando um lindo gol.
O Santo André respondeu imediatamente ao tento sofrido com a saída do ex-são-paulino Sandro Hiroshi para a entrada de Pio. Na sequência, Borebi ganhou a vaga do volante Gil. Aos 36min, a aposta mostrou-se certeira.
Depois perder a chance de matar o jogo ao acertar a trave com Maicon, o Figueirense sofreu o empate com mais um golaço na partida, de Pio, que arriscou de longe e acertou o ângulo de Wilson.
Os alvinegros foram desesperadamente para o ataque, principalmente com cruzamentos na área, mas o Santo André se fechou e conseguiu segurar o valioso empate fora de seus domínios, ainda mais saboroso pelas circunstâncias da partida.
Na próxima rodada, o Figueirense joga fora de casa contra o Bahia, no dia 31. Quatro dias antes, no ABC, o Santo André recebe o América-RN.
Depois de ser humilhado pelo ASA na última rodada da Série B, ao ser goleado por 6 a 1, o Brasiliense recebeu nesta terça-feira o Paraná, no Estádio do Serejão, e venceu com facilidade por 3 a 0. O último resultado positivo da equipe de Brasília havia sido no dia 22 de maio, contra o Duque de Caxias, em partida válida pela terceira rodada da competição.
Já o Paraná, que era o líder até a parada para a Copa do Mundo, chegou ao seu terceiro jogo consecutivo sem triunfo e, dessa forma, deixou o grupo dos quatro primeiros colocados, na abertura da nona rodada.
A etapa inicial foi bem movimentada. O primeiro lance de perigo foi do time visitante. Gilson cobrou falta de longe, buscando o cruzamento, mas a bola acabou indo na direção do gol e Guto mandou para escanteio.
A resposta veio aos 8min, e foi fatal. Após cruzamento na área do Paraná, a bola ficou rondando na área. De costas para o gol, o zagueiro Santiago pegou a sobra, virou e chutou forte, no ângulo direito de Juninho: 1 a 0.
Três minutos depois o Brasiliense quase ampliou. O goleiro Juninho quis sair com velocidade e errou na reposição de bola, entregando nos pés do mesmo Santiago. Na entrada da área, o jogador tentou um toque por cobertura, mas o arqueiro se recuperou e mandou para a linha de fundo.
Aos 32min, o Paraná quase empatou. Gilson cobrou uma falta do lado esquerdo em direção ao meio da área. A bola passou por todo mundo e acabou tocando na trave esquerda do goleiro, que apenas torceu para ela não entrar.
E novamente os visitantes foram castigados. Aos 41min, Iranildo fez boa jogada individual e tocou para o centro da área. A bola sobrou para Jean que, de bico, foi mais rápido que a zaga e mandou para o fundo das redes.
Na etapa complementar, o Paraná ainda esboçou uma reação, mas parou na segura marcação do time da casa, que ainda ampliou. Aos 21min, em cobrança de falta de longe, Iranildo rolou para o chute de William, que encobriu o goleiro Juninho.
Aos 36min, Guto evitou o gol de honra do time visitante, ao defender o chute de Gilson próximo da marca do pênalti, em um remate rasteiro. Aos 42min, o goleiro salvou novamente ao pegar cobrança de pênalti de Marcelo Toscano.
Com a vitória, o time da casa chegou aos 14 pontos, ocupando provisoriamente a décima posição. O Paraná, por sua vez, estacionou nos 16 pontos e agora divide a quinta colocação com o Bahia.
Na próxima rodada, o Brasiliense viaja a Minas Gerais para enfrentar o Ipatinga, no Ipatingão, às 21h (de Brasília), no próximo sábado. No mesmo dia, o Paraná recebe o Náutico na Vila Capanema, às 16h (de Brasília).
Gols da rodada:
1 comentários:
sou da empresa de web designer de blogger VDWD, e a empresa se disponibilizada gratuitamente a fazer um template para esse Blogger "Futebol Multimidia"
para saber mais www.vdwd.blogspot.com
contato: deziderio.victor@gmail.com
Moro na grande Florianópolis..
Postar um comentário