Pesquisar este blog

Grêmio vence galo na final do Brasileiro Sub-20

terça-feira, dezembro 22

O Grêmio venceu o Atlético-MG por 1 a 0 na tarde desta terça-feira, no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre, e garantiu o bicampeonato do Brasileirão Sub-20.

Com gol de Alex ainda no primeiro tempo, a equipe tricolor fez um jogo de muita marcação. Sob um esquema tático um pouco diferente em relação ao utilizado no restante da competição, os comandados de Andrey Lopes jogaram à base de contra-ataques praticamente a partida inteira.

Com campanhas idênticas na competição (três vitórias, dois empates e uma derrota), Atlético-MG e Grêmio entraram em campo para definir o campeão do Brasileirão Sub-20 sem favoritismo para nenhum dos lados. Os clubes já haviam se enfrentado duas vezes na temporada: na primeira, o time mineiro levou a melhor, eliminando os gaúchos da Taça Belo Horizonte de futebol júnior nos pênaltis. Na outra, pela primeira fase justamente do Campeonato Brasileiro, vitória tricolor.

A partida começou com os dois times equilibrados, cumprindo rigorosamente as funções táticas estipuladas por seus respectivos treinadores. O Atlético tinha como novidade o meia Wendel, que pela primeira vez no campeonato começou uma partida como titular. A equipe mineira chegava mais pela esquerda, com o ala Marion bem adiantado.


Após muita igualdade, Alex conseguiu abrir ao placar para o time gaúcho: o jogador, comparado a Ronaldinho pela semelhança física, invadiu a área e apenas teve o trabalho de deslocar o goleiro Paulo Vítor. Até aí, o lance de maior perigo do primeiro tempo havia sido um chute de longa distância de Wendel, aos 17min, defendido por Busatto.

O Atlético-MG voltou para a segunda etapa buscando mais o jogo, com esquema mais ofensivo. Precisando do gol de empate para decidir o título nos pênaltis, o Atlético-MG parava na cautelosa tática do treinador Andrey Lopes, com Bérgson mais recuado. Disciplinada, a equipe gremista reprimiu os contra-ataques mineiros com marcação um pouco adiantada para o meio campo, segurando a vitória simples e assegurando o título.

Flu fica com o terceiro lugar

Pouco antes, em jogo que começou às 14h (de Brasília), o Fluminense bateu o Inter por 2 a 1, com dois gols do garoto Dori, e garantiu o terceiro lugar do Campeonato Brasileiro sub-20. Todos os gols foram marcados ainda no primeiro tempo.

O futebol de base do clube gaúcho termina um ano de frustração: após ser eliminado pelo arquirrival Grêmio e ver o time tricolor sagrar-se campeão, os colorados não ficaram sequer com o prêmio de consolação de terceiro colocado. Há alguns meses, na Taça BH, o Inter foi derrotado na final pelo Atlético-MG, amargando o vice.

Gazeta Esportiva

Gol do título:

0 comentários:

 
Futebol Multimídia™ | by TNB ©2010